Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

“Pátria Amada Brasil”!


Vivemos num país com cerca de 190,7 milhões de pessoas.
32 milhões passam fome
16 milhões não são alfabetizadas
7,6 milhões estão desempregadas


Mas o Brasil vai sediar a Copa de 2014 e para isto serão gastos aproximadamente 11 bilhões de reais para “maquiar o país”.

Aí eu me pergunto: se decidiram que o Brasil tinha estrutura suficiente para sediar a Copa, porque fazer tantas mudanças? Ou ele está pronto pra receber a copa ou não está. Para que construir novos estágios e reformar os antigos?
Por que gastar tanto com esse tipo de evento?
As pessoas estão sendo induzidas a acreditar que o evento será benéfico devido aos investimentos, mas porque esperar tanto tempo para melhorar a vida dos brasileiros?
Será que a intenção é melhorar a vida das pessoas, ou fazer “bonito” para os estrangeiros?
O Brasil sofrerá impactos sociais e ambientais que provavelmente vão cair no esquecimento assim que o evento terminar.
Sem contar o caos no trânsito. Em São Paulo, por exemplo, a lentidão média do trânsito às 19 h é de 20 quilômetros em dias normais. Com a copa então, não vamos conseguir sair do lugar.
Ou você tem um país pronto pra um evento desses ou não tem!
Agora, gastar o nosso dinheiro pra construir um novo Brasil enquanto crianças morrem de fome, não tem acesso à educação e não contam com nenhuma perspectiva de futuro é inadmissível. 

E tudo isso por causa dela: “A copa”!
O que é a Copa afinal? Uma exposição dos homens mais ricos do mundo?
Só o jogador Neymar recebe, por mês, cerca de 527 mil reais, basicamente 900 salários mínimos. Enquanto tem famílias inteiras vivendo com menos de um único salário por mês.

Pode até ser que o evento traga algum benefício como o surgimento de mais empregos, mas serão empregos temporários e o dinheiro gasto pelos turistas irá para o bolso de quem já tem muita grana. Então ficaremos na mesma...

O gringo vai vir curtir horrores, pegar quantas mulheres conseguir, sair falando mal do país e ainda pode levar a taça embora...

Enquanto isso, a miséria, a precariedade na saúde pública, o analfabetismo, o desemprego, vão só aumentando...

E essa é a nossa “Pátria Amada”!