Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Abaixo a homofobia"


Você sabia que o Brasil é o campeão mundial em assassinatos de homossexuais, sendo que a cada três dias um homossexual é barbaramente assassinado, vítima da homofobia?
Pois é! Infelizmente ainda somos obrigados a conviver com esse tipo de preconceito.

Mas, um pouco pior que isso: você sabia que homossexuais não podem doar sangue? E eu não me refiro aos infectados ou que não se adequam as exigências. Eu me refiro a todos os homossexuais com vida sexual ativa, sem exceção.
“Heterossexuais não podem doar sangue por um ano caso tenham mais de uma parceira sexual. Entre os gays, no entanto, a regra dos 12 meses vale mesmo que eles tenham parceiro fixo. Segundo o ministério da Saúde, a medida é necessária porque a situação de vulnerabilidade para a infecção pelo vírus HIV entre homens homossexuais é maior.”

Só porque o vírus da AIDS tem maior repercussão entre grupos homossexuais, não quer dizer que as outras pessoas estejam imunes do vírus. Todo mundo sabe que AIDS hoje em dia, não é exclusividade de grupo nenhum.


No Brasil apenas 1,5 % da população doa sangue voluntariamente, o que significa que milhares de pessoas morrem por falta de transfusão. Infelizmente faltam doadores e sangue no estoque dos hospitais.

Mas, se um homossexual tiver a iniciativa de salvar uma vida e assumir que tem praticas homossexuais ele é barrado porque seu sangue apresenta “riscos”.

Gente, todo sangue apresenta riscos até que sejam feitos todos os exames necessários. Após ser coletado, o sangue passa por uns seis testes até ser liberado para transfusão.





O programa CQC da band fez uma matéria super interessante sobre o assunto alguns dias atrás. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.


Sinceramente essa foi uma das piores informações que tive nos últimos anos.
Claro que se tratando de transfusão de sangue, todo o cuidado é pouco. Mas os critérios utilizados são quase que inadmissíveis. Nota-se que a preocupação não é só com a segurança dos pacientes, e sim mais uma forma de discriminação e preconceito.

E falando em doação, se você quiser ser doador só precisa:



  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto
E claro, ser hetero!
(Isso sim é um absurdo)